Teoria da
“Maiêutica” defendida por Sócrates
O método socrático consiste
em uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo que consiste em o
professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios
valores. Para isso ele faz uso de perguntas simples e quase ingênuas que têm
por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na atual
forma de pensar do aluno, normalmente baseadas em valores e preconceitos da
sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinir tais valores, aprendendendo a pensar
por si mesmo.
Tal técnica deve seu nome "socrático" a Sócrates, o filósofo grego
do século V
a.C., que teria sido o primeiro a utilizá-la. O filósofo não deixou
nenhuma obra escrita, mas seus diálogos nos foram transmitidos por seu
discípulo Platão. Nesses textos Sócrates, utilizando um
discurso caracterizado pela maiêutica (levar ou induzir uma
pessoa, por ela própria, ou seja, por seu próprio raciocínio, ao conhecimento
ou à solução de sua dúvida) e pela ironia,
levava o seu interlocutor a entrar em contradição, tentando depois levá-lo a chegar
à conclusão de que o seu conhecimento é limitado.
A maiêutica, técnica através da qual
se consegue observar como é que uma ciência desconhecida se transforma
progressivamente numa ciência conhecida. No entanto, no diálogo Protágoras, a
maiêutica não aparece. Segundo Platão, Sócrates fora buscar a sua arte da
maiêutica a sua mãe que era parteira. Na Grécia clássica só as mulheres que já
não podem dar à luz estão autorizadas a ajudar ao parto das outras. Sócrates
considerava a sua arte como a arte de parturejar; só que agora são homens que
dão à luz e é do parto das suas almas que se trata. Sócrates revelava aos
outros aquilo que eles próprios sabiam sem de tal terem consciência. Ele
pretendia que o seu questionamento sistemático levasse os outros a um ponto
crucial de consciência crítica, procurando a verdade no seu interior, dando
assim lugar ao "parto intelectual". A maiêutica é, assim, a fase
positiva, construtiva, do método socrático que permite o acordo através das
certezas universais obtidas pela definição após a discussão. Trata-se de um
diálogo do primeiro período que se caracteriza pela ausência da teoria da
reminiscência que serve de fundamento à maiêutica.
Fonte Internet:
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras/links/met_socrat.htm.
Acesso 06 de maio de 2012, as 19:42.
Luciene,
ResponderExcluirO método socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. Para isso ele faz uso de perguntas simples e quase ingênuas que têm por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na atual forma de pensar do aluno, normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinir tais valores, aprendendendo a pensar por si mesmo.
A maiêutica é um método de ensino socrático no qual o professor se utiliza de perguntas que se multiplicam para levar o aluno a responder às próprias questões. É uma técnica de ensino fantástica, que atinge resultados excelentes. Tem a vantagem de funcionar como verdadeiro exercício mental para o aluno, que, utilizando seus próprios conhecimentos, desenvolve a capacidade associativa, otimizando recursos na estruturação de mecanismos de raciocínio lógico. Assim, a maiêutica promover a formação de idéias repletas de complexidade, tomando perguntas simples como princípios. Desta forma, o processo pedagógico parte do pressuposto de se gerar sucessivas perguntas doravante a vivência do aluno, acerca das definições sobre o tema em questão. É pelo diálogo que o professor vai fazer com que o aluno caminhe, desenvolva seu raciocínio, tome posicionamentos. Ele é o elemento básico da conscientização, da busca do saber, da verdade. É uma ação conjunta, que requer envolvimento de todos os envolvidos no processo ensinoaprendizagem.
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