terça-feira, 1 de maio de 2012


 Filosofia Moderna



Com o Renascimento Cultural e Científico, o surgimento da burguesia e o fim da Idade Média, as formas de pensar sobre o mundo e o Universo ganham novos rumos. A definição de conhecimento deixa de ser religiosa para entrar num âmbito racional e científico. O teocentrismo é deixado de lado e entre em cena o antropocentrismo (homem no centro do Universo). Neste contexto, René Descartes cria o cartesianismo, privilegiando a razão e considerando-a base de todo conhecimento.
A burguesia, camada social em crescimento econômico e político, têm seus ideais representados no empirismo e no idealismo. No século XVII, o pesquisador e sábio inglês Francis Bacon cria um método experimental, conhecido como empirismo. Neste mesmo sentido, desenvolvem seus pensamentos Thomas Hobbes e John Locke.
Conhecido como o precursor do pensamento filosófico moderno, o filósofo e matemático francês René Descartes dá uma grande contribuição para a Filosofia no século XVII ao desenvolver o Método Cartesiano. De acordo com este método, só existe aquilo que pode ter sua existência comprovada.
O iluminismo surge em pleno século das Luzes, o século XVIII. A experiência, a razão e o método científico passam a ser as únicas formas de obtenção do conhecimento. Este, a única forma de tirar o homem das trevas da ignorância. Podemos citar, nesta época, os pensadores Immanuel Kant, Friedrich Hegel, Montesquieu, Diderot, D'Alembert e Rosseau.



Pesquisa na Internet:

http://www.suapesquisa.com/filosofia/. Acesso em 01 de maio de 2012, as 17:46.
http://crackotoon.blogspot.com.br/2011/06/rene-descartes.html. Acesso em 01 de maio de 2012, as 18:02.

4 comentários:

  1. Filosofia moderna é toda a filosofia que se desenvolveu durante os séculos XV a XIX começando pelo Renascimento e se estendendo até meados do século XIX com o Romantismo que vem aliar o formalismo racional do passado , com uma grande, maior e imediata visão emocional do mundo.
    A filosofia moderna propriamente falando iniciou-se com a teoria do conhecimento do René Descartes (conhecido como pai da filosofia moderna)ele levou muito a sério as palavras do Leonardo Da Vinci: "Quem pouca pensa, muito erra."!Na Idade Média, na sociedade e na política a Palavra de Deus, considerada fonte única do conhecimento absoluto, foi interpretada pela igreja que dominava todos os aspectos da vida. O renascimento trouxe uma ênfase renovada no desenvolvimento científico e na capacidade humana e a necessidade de uma nova definição do ser humano e seu lugar no mundo.
    Francis Bacon, John Locke, David Hume e outros pensadores em contraposição aos racionalistas do continente europeu desenvolveram e propagavam o raciocínio experimental, ou seja, a teoria de que o único caminho pelo qual o homem pode chegar ao conhecimento é através da experiência sensível (empírica).
    O processo de racionalização, característico da Modernidade, que começara com os renascentistas e com os cientistas, e passara por Descartes e pelos empiristas, podia agora, ser compreendido por Kant como um processo que representava o curso natural da evolução da sociedade. Finalmente o ser o humano estava apto para raciocinar sobre a própria razão.
    Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/039-039-filosofia-moderna-039-039/26628/. Acesso em 03/05/2012 às 19:27h.

    ResponderExcluir
  2. Luciene,
    A camada social em crescimento econômico e político, têm seus ideais representados no empirismo e no idealismo. No século XVII, o pesquisador e sábio inglês Francis Bacon cria um método experimental, conhecido como empirismo. Neste mesmo sentido, desenvolvem seus pensamentos Thomas Hobbes e John Locke.
    Conhecido como o precursor do pensamento filosófico moderno, o filósofo e matemático francês René Descartes dá uma grande contribuição para a Filosofia no século XVII ao desenvolver o Método Cartesiano. De acordo com este método, só existe aquilo que pode ter sua existência comprovada.
    O iluminismo surge em pleno século das Luzes, o século XVIII. A experiência, a razão e o método científico passam a ser as únicas formas de obtenção do conhecimento. Este, a única forma de tirar o homem das trevas da ignorância. É um período em que a sociedade consegue visualizar desenvolvimento caracterizado como inovador e moderno.

    ResponderExcluir
  3. Realmente gente a Filosofia Moderna veio romper com o tradicional e colocar o homem sendo capaz de pensar e buscar a sua verdade sem a intervenção da Igreja Católica.

    ResponderExcluir