Filosofia
da Educação
A filosofia da educação é um
ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à
análise dos sistemas educativos, sistematização de métodos didáticos, entre
diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia.
O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo
e o funcionamento da sociedade.
Não há como educar fora do
mundo. Nenhum educador, nenhuma instituição educacional pode colocar-se à
margem do mundo, encarapitando-se numa torre de marfim. A educação, de qualquer
modo que a entendamos, sofrerá necessariamente o impacto dos problemas da
realidade em que acontece, sob pena de não ser educação. Em função dos
problemas existentes na realidade é que surgem os problemas educacionais, tanto
mais complexos quanto mais incidem na educação todas as variáveis que
determinam uma situação. Deste modo, a “Filosofia na educação” transforma-se em
“Filosofia da Educação” enquanto reflexão rigorosa, radical e global ou de
conjunto sobre os problemas educacionais. De fato, os problemas educacionais
envolvem sempre os problemas da própria realidade. A Filosofia da Educação
apenas não os considera em si mesmos, mas enquanto imbricados no contexto
educativo.
A
Filosofia oferece a reflexão para auxiliar nos problemas educacionais que
desafiam educadores, políticos, pais e a sociedade, como um todo. De outro
lado, a Educação, entendida num conceito amplo, oferece à Filosofia problemas que
se tornam cada vez mais complexos, inesperados e incertos como a miséria, a
fome, a violência, a corrupção, o individualismo, a concorrência, a perda dos
valores, a exclusão social e o analfabetismo. É contra essa lógica que persiste
e insiste em fazer da própria vida do homem um produto descartável que a Filosofia
da Educação procura problematizar e dar-lhe outro sentido, outra finalidade.
Sendo assim preocupa-se com a problemática educacional que
ocorre em todos os segmentos da sociedade, pois trata-se, com efeito, de
Filosofia da Educação e não simplesmente de Filosofia e o educando deve filosofar, ou seja, deve refletir
sistematicamente, buscando as raízes dos problemas - seus e de seu tempo - de
modo a formar uma “visão de mundo” e adquirir criticamente princípios e valores
que lhe orientem a vida.
Fonte Bibliográfica
JARDIM, Alex
Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos
et al. Filosofia da Educação.
Fonte da Internet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_da_educa%C3%A7%C3%A3o.
Acesso em 07 de maio de 2012, as 16:52.
http://educalara.vilabol.uol.com.br/lara2.htm. Acesso
em 07 de maio de 2012, as 17:01.
http://xucurus.blogspot.com.br/2012/02/conselhos-para-quem-ingressa-na.html. Acesso em 07 de maio de 2012, as 17:35.
A Filosofia é de fundamental importância para o processo educativo, pois através dela podemos avaliar todo processo educativo: métodos, sistema, formas de avaliação, enfim tudo que envolve o processo de ensinar e aprender. A Filosofia da educação é o ramo de conhecimento encarregado de refletir, analisar e sistematizar métodos didáticos, bem como outros temas ligados à pedagogia. Convém ressaltar que o objetivo principal é compreender as relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.
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