segunda-feira, 7 de maio de 2012


Filosofia da Educação




A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise dos sistemas educativos, sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.
Não há como educar fora do mundo. Nenhum educador, nenhuma instituição educacional pode colocar-se à margem do mundo, encarapitando-se numa torre de marfim. A educação, de qualquer modo que a entendamos, sofrerá necessariamente o impacto dos problemas da realidade em que acontece, sob pena de não ser educação. Em função dos problemas existentes na realidade é que surgem os problemas educacionais, tanto mais complexos quanto mais incidem na educação todas as variáveis que determinam uma situação. Deste modo, a “Filosofia na educação” transforma-se em “Filosofia da Educação” enquanto reflexão rigorosa, radical e global ou de conjunto sobre os problemas educacionais. De fato, os problemas educacionais envolvem sempre os problemas da própria realidade. A Filosofia da Educação apenas não os considera em si mesmos, mas enquanto imbricados no contexto educativo.
A Filosofia oferece a reflexão para auxiliar nos problemas educacionais que desafiam educadores, políticos, pais e a sociedade, como um todo. De outro lado, a Educação, entendida num conceito amplo, oferece à Filosofia problemas que se tornam cada vez mais complexos, inesperados e incertos como a miséria, a fome, a violência, a corrupção, o individualismo, a concorrência, a perda dos valores, a exclusão social e o analfabetismo. É contra essa lógica que persiste e insiste em fazer da própria vida do homem um produto descartável que a Filosofia da Educação procura problematizar e dar-lhe outro sentido, outra finalidade.
Sendo assim preocupa-se com a problemática educacional que ocorre em todos os segmentos da sociedade, pois trata-se, com efeito, de Filosofia da Educação e não simplesmente de Filosofia e o educando deve filosofar, ou seja, deve refletir sistematicamente, buscando as raízes dos problemas - seus e de seu tempo - de modo a formar uma “visão de mundo” e adquirir criticamente princípios e valores que lhe orientem a vida.



Fonte Bibliográfica

JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos et al. Filosofia da Educação.

Fonte da Internet

http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_da_educa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 07 de maio de 2012, as 16:52.

http://educalara.vilabol.uol.com.br/lara2.htm. Acesso em 07 de maio de 2012, as 17:01.

http://xucurus.blogspot.com.br/2012/02/conselhos-para-quem-ingressa-na.html. Acesso em 07 de maio de 2012, as 17:35.


Um comentário:

  1. A Filosofia é de fundamental importância para o processo educativo, pois através dela podemos avaliar todo processo educativo: métodos, sistema, formas de avaliação, enfim tudo que envolve o processo de ensinar e aprender. A Filosofia da educação é o ramo de conhecimento encarregado de refletir, analisar e sistematizar métodos didáticos, bem como outros temas ligados à pedagogia. Convém ressaltar que o objetivo principal é compreender as relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.

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